quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Gente

Gente, cuidado! Agora, alerto vocês a outro problema muito comum durante nosso dia-a-dia, as pessoas que não sabem falar! Não digo os mudos, ou pessoas que cometem erros de português, falo dos que não sabem a diferença entre saber e achar, ou entre a opinião de um especialista e a opinião de um leigo, que não sabem a diferença entre afirmar e ter dúvida ou não sabem quando expressar que não tem certeza e acham que é a mesma coisa, esses são o maior perigo. Confiando num animal desses vocês se dão mal, prestando atenção em uma conversa entre quem sabe a diferença e nem não sabe eu quase choro.
É certo que o conceito de verdade e conhecimento é relativo e discutível, é certo também que nós, mortais nos confundimos, entendemos coisas erradas e acabamos achando que são verdades, acima de tudo, nós erramos! Vejam só, se eu digo: “O médico disse que eu tenho que parar de comer tomate” e alguém diz: “Mas tomate é tão bom, faz tão bem, não pare não!”. Qual seria a próxima pergunta a ser feita? Só tem uma: “Quantos anos de formação em medicina ou alguma área da saúde você tem?”. O ignorante acima está pondo a sua opinião, a sua visão de leigo contra a formação de um especialista, e só tem UMA forma de ir contra a opinião de um especialista, com OUTRO ESPECIALISTA! Agora se eu digo que: “Eu vi uma entrevista com um cara SUPER conceituado que dizia que abdominal não tira a barriga” e alguém diz: “Eu discordo! Por que meu amigo disse que é exatamente o contrario” além de perguntar a formação do indivíduo que lhe respondeu, você acaba querendo saber qual a formação do “amigo”, quando nenhum dos dois tem formação não área e é um estudo sem comprovação só lhe resta dizer “FODA-SE!”, é a opinião de dois leigo contra um ESPECIALISTA!
Quando nós não temos certeza de alguma coisa dizemos o que? “Talvez”, “Eu acho...”, “Uma vez, me disseram...”, “Não sei se é verdade, mas...”. Bom, com uma língua riquíssima como a nossa não faltam expressões e palavras pra expressar dúvida. Mas ouvir alguém contestando alguma coisa porque DIZ que sabe, quando na verdade, ACHA que sabe... putz, dá vontade de matar.
Não é tão difícil, é só expressar com palavras o que você pensa. Se você tem certeza, diz que tem certeza, quando tem quase certeza, avisa que tem quase certeza e quando ACHA, diz que acha, quando não tem uma opinião tire dúvidas, aprenda! Falar que tem certeza, quando se “ACHA” alguma coisa, é ilógico! Não é vergonha nenhuma não saber, vergonha é inventar, é mentir. Ter curiosidade ou não ter não torna ninguém burro. Burro é quem quer enganar a todos, pra sempre ou por algum tempo.

Noel Rosa dizia: "Quem acha, vive se perdendo..."

Pinga para todos!

Nenhum comentário: