quarta-feira, 18 de junho de 2008



Esse mendigo adora samba e, por isso, presta homenagem a um Intérprete inesquecível.

Faleceu, semana passada, o eterno mestre da Estação Primeira de Mangueira e presidente de honra da escola, Jamelão. José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, nasceu em 1913, foi apresentado à Estação Primeira por um amigo e se apaixonou pelo samba. Ganhou o apelido na época em que se apresentava em gafieiras da capital fluminense. Começou tocando tamborim e terminou como um dos principais intérpretes da escola. Conheceu Cartola, a quem (Jamelão) não considerava um amante da escola, acreditava que o grande compositor (Jamelão assim reconhecia Cartola) se interessava mais na fama e no dinheiro e que o compositor não fazia freqüência nos ensaios.
Grosso, estúpido, vascaíno, apaixonado pelo samba. Assim era Jamelão. Lembro que uma vez li, após um carnaval vencido pela Mangueira, um famoso gritando para o Mestre: "Jamelão, Jamelão meu rei, deixa-me beijar sua mão!" E foi recebido com um berro estúpido do ex-Presidente de Honra da Mangueira: "Que coisa de viado! Eu num vou dar a minha mão pra nenhum homem beijar, sai pra lá!".
O grande intérprete lutou a vida inteira para que não fosse chamado de "Puxador de Samba". Acreditava que "puxador" remetia a coisas ruins, "puxador de fumo", "puxa saco", exemplos do próprio. Queria ser chamado de "cantor", "sambista", "Intérprete".
Quando morria alguém, os romanos perguntavam, "Ele teve amor?", "Ele foi amado?". Jamelão foi ele mesmo, casou, teve filhos, sei que ele amou sua escola de samba, e foi, sem dúvida, amado por ela, disso dá pra ter certeza.
Morreu aos 95 anos deixando um único pedido, não queria virar tema da samba enredo (Bem que daria um excelente samba...) A escola prometeu respeitar a decisão, mas ele será homenageado no próximo carnaval, merecido. Ele, realmente, merece!

Palmas para o Mestre, sambista, cantor e intérprete.
Ao Mestre Jamelão, minhas saudações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá....
Mto bacana seu blog heim...

Voltarei mais vezes.
Abraços